Casa construída em um dia? Já é realidade no Brasil



Casa construída em um dia? Já é realidade no Brasil
(Foto: StartSe/Reprodução)



O lançamento da Tecverde é focado no Programa Casa Verde e Amarela e deve custar 15% a menos do que a unidade que é entregue pela empresa hoje



O mercado de construção civil tem se mobilizado nos últimos anos em torno de soluções para garantir mais rapidez e sustentabilidade nos projetos, cenário que favorece o trabalho das construtechs. A Tecverde, empresa paranaense do setor, acabou de lançar o “CASA 1.0”, formato que acelera a linha de fabricação e viabiliza empreendimentos econômicos hoje inviáveis com métodos tradicionais. 


O resultado? Casas feitas com painéis de madeira entregues em 1 dia, aliando as mais modernas tecnologias de construção e inteligência de projeto para desenvolver o produto mais competitivo, abrindo o leque de oportunidades para uma parcela expressiva da população.



COMO FUNCIONA A MONTAGEM DA CASA?


Com o CASA 1.0, as construtoras encomendam residências térreas que saem 85% pré-fabricadas das instalações da Tecverde, já com a parte elétrica e hidráulica, além de banheiro e cozinha modular com louça instalada. No canteiro, em aproximadamente sete horas, toda a montagem é concluída por uma equipe de seis pessoas da empresa, liberando o imóvel para acabamentos finos da construtora, como pintura, cerâmica e gesso, que pode ser finalizado em até mais três dias de trabalho.


Todo o processo deve ter um custo em torno de R$ 71 a R$ 76 mil para a construtora, já incluindo valores de fundação, estrutura e acabamentos da habitação -- este valor pode sofrer variações dependendo do volume e da distância do empreendimento. 



FOCO EM SUSTENTABILIDADE



(Foto: StartSe/Reprodução)



As instalações contam ainda com o modelo de construção à seco da Tecverde, possibilitando uma redução de 90% no uso da água, quando comparado às construções em alvenaria, onde é necessária a produção de argamassa para a junção das peças. Com um maior controle de qualidade e precisão no uso de materiais, foi possível reduzir em 100% a geração de resíduos do CASA 1.0, já que o orçamento é mais preciso, evitando desperdícios; reduziu-se, também, em 80% a emissão de gases poluentes.


Ou seja: modelo de construção a seco (sem consumo de água), madeira de floresta replantada (carbono zero) e 0% de resíduo de obra


De acordo com a empresa, as casas construídas com a tecnologia Tecverde apresentam também índices de performance superiores às construções tradicionais, com melhor desempenho térmico, redução de ruídos e segurança.



POR QUE IMPORTA?


Inovando no modelo de negócio, além de entregar um produto carbono zero atraindo a atenção dos consumidores ligados em ESG, a Tecverde também cresce no mercado de atuação, deixando para trás a ideia de casas sustentáveis estão distantes ou acessíveis para poucos. 


Olhando para o mercado, que encolheu 40% em lançamentos de empreendimentos desse perfil, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), movimento provocado pelas incertezas econômicas, aumento de custos dos materiais da construção civil, além da estagnação produtiva em canteiro, a empresa conseguiu entregar soluções para, inclusive, se manter competitiva. Tanto é que a expectativa é de produção de 200 novas casas em até seis meses.



Fonte:

- StartSe.



Editora de Conteúdo.

Pós-Graduação