Big Data e análise de dados na construção civil: tomada de decisões baseadas em informações precisas



Big Data e análise de dados na construção civil: tomada de decisões baseadas em informações precisas

(Imagem: QualiTab/Reprodução)




O big data tornou-se parte integrante de todos os setores nos últimos tempos, e o advento da era digital impulsionou seu crescimento. Estamos observando como o big data e a análise são essenciais para transformar a indústria da construção de imóveis.


Com ferramentas como software de gerenciamento, BIM e análise de dados em tempo real, o big data revolucionou a metodologia fundamental da indústria da construção para melhor.


O domínio da construção tem muito a ganhar ao adotar o big data, pois o campo usa uma grande quantidade de dados. Assim, os profissionais da indústria da construção podem se aprimorar para carreiras de sucesso aprendendo big data.


Se você ainda não está familiarizado com as maravilhas da análise de big data e sua aplicação na indústria de construção de imóveis, aqui discutimos algumas maneiras pelas quais o big data está ajudando a indústria de engenharia civil.



Mantém uma força de trabalho saudável e segura


Além dos dados acionados por sensores que fornecem insights cruciais sobre a produtividade e eficiência da planta e equipamentos, os dispositivos vestíveis habilitados por sensores de big data estão tendo um impacto profundo na melhoria das condições de trabalho para o pessoal do local de trabalho.


Esses sensores não apenas monitoram as condições ambientais que afetam a segurança do trabalho, mas os sensores biométricos dentro do wearable podem monitorar a saúde dos trabalhadores. Uma força de trabalho feliz é uma força de trabalho produtiva.



Ajuda na coleta de dados de campo


A coleta de dados de campo é um grande obstáculo para vários projetos de construção no século 21 feitos para quem quer comprar apartamentos. Algumas organizações de engenharia civil ainda usam formulários em papel e pranchetas para registrar os dados de campo.


No entanto, conforme o tamanho do projeto aumenta, a quantidade de dados de campo também aumenta. Os projetos de construção modernos são altamente complexos, tornando a coleta de dados de campo uma tarefa mais difícil.


Ao atualizar a coleta de dados para métodos digitais, a indústria de engenharia civil pode coletar dados de forma rápida e mais estruturada. Assim, as empresas de engenharia economizam dinheiro, horas humanas e outros recursos valiosos usando big data.


O big data também ajuda os engenheiros civis a segregar e organizar os dados de maneira eficaz, juntamente com sua coleta. A categorização sistemática dos dados de campo torna mais fácil para os engenheiros formularem seus planos.


Os engenheiros civis não precisam mais gastar incontáveis ​​horas processando os dados de campo, pois o big data cuida dessa tarefa rotineira. 



Mitigação de riscos


A coleta e análise de big data de projetos de construção podem ajudar a identificar riscos e problemas potenciais.


Por exemplo, ao analisar a produtividade de recursos-chave, como mão de obra e equipamento, as soluções de big data podem informar a equipe do projeto sobre possíveis atrasos, fadiga e tempo geral do projeto e estouros de custo.


Além disso, ao coletar dados estruturados e não estruturados, é possível sobrepor informações centradas no projeto com dados corporativos para ajudar a identificar tendências.


Se uma tendência negativa for ignorada, todo o negócio pode ficar exposto a riscos inaceitáveis.



Preveja e prossiga


(Imagem: Orçafascio/Reprodução)



Análise preditiva é uma ferramenta altamente benéfica para engenheiros civis. Ele ajuda na avaliação e improvisação em estruturas de divisão de trabalho (WBS).


Isso torna mais fácil combinar as pessoas certas para as tarefas certas no momento certo. A análise preditiva torna possível dividir cada tarefa em pacotes de trabalho individuais.


Ao dividir as tarefas, os engenheiros civis podem mapear as expectativas com eficácia e ter uma implementação rápida. Além disso, as análises preditivas anteriores e a documentação do projeto ajudam muito no reconhecimento de obstáculos e etapas erradas.


Essas análises também ajudam a criar medidas corretivas, medindo as habilidades implantadas em relação ao trabalho realizado e às tarefas críticas do projeto em relação aos prazos. A análise preditiva também é benéfica no braço de aprendizagem e desenvolvimento da engenharia civil.


A análise de big data facilitou o desenvolvimento de programas de aprendizagem que ajudam a aprimorar as habilidades da equipe sem comprometer quaisquer atividades.


Muitas vezes, os projetos de construção para quem quer comprar apartamentos são atrasados ​​devido à alocação inadequada de recursos. No entanto, a análise avançada permite que as empresas de construção tenham alocação de recursos e delegação de trabalho econômica.


Portanto, o uso de análises de Big Data aumenta as chances de aprovação das recomendações de design.



Melhora a produtividade da planta e dos equipamentos


Os sensores de big data são usados ​​em canteiros de obras modernas para coletar dados da planta e do maquinário para impulsionar as melhorias de produtividade.


Ter esses dispositivos conectados a equipamentos operacionais no local gera uma grande quantidade de informações sobre o desempenho e a utilização das máquinas instrumentadas.


Os dados do sensor podem mostrar os tempos de inatividade e ativos do maquinário de construção, mostrando aos empreiteiros como aumentar a eficiência do combustível e a produtividade e informar se é mais econômico comprar, arrendar ou alugar esse tipo de maquinário.



Integração BIM e Big Data


A ferramenta de tecnologia BIM tornou a indústria da construção mais econômica e ambientalmente sustentável, aumentando a eficiência energética na construção.


Com o BIM, os empreiteiros podem visualizar cada etapa do processo de construção, o que agiliza o processo e reduz o desperdício. A tecnologia preditiva de big data está no cerne do BIM. Ajuda a criar uma construção mais sustentável.


Usando o BIM, um subcontratado pode usar dados de projetos de construção anteriores para estimar quanto ele precisa de um material específico para projetos futuros com base em várias variáveis.


A capacidade de visualização, habilitada pelo BIM, economiza tempo, trabalho e materiais em um projeto.


As empresas de construção podem economizar mais custos durante as reformas de edifícios mais antigos devido à sua natureza tradicionalmente ineficiente em termos de energia.


A análise de energia BIM está ajudando os engenheiros civis a melhorar a eficiência energética dos projetos de construção e a reduzir o desperdício de material. Assim, o BIM está beneficiando todas as partes interessadas, criando um ambiente mais sustentável.



Análise de dados na construção civil: quais os benefícios?


(Imagem: QualiTab/Reprodução)



Ter uma gestão baseada na coleta e análise de dados oferece mais eficiência para os trabalhos na construção civil. Implementar essa cultura nas empresas é fundamental, pois melhora a tomada de decisão e otimiza os resultados. Além disso, o uso de tecnologias ajuda a gerar uma vantagem competitiva no mercado.


As empresas geram um grande fluxo de informações e dados todos os dias e, se não houver um bom gerenciamento e avaliação desses elementos, elas podem ter dificuldades em tomar decisões eficientes e conscientes. Por isso, é preciso fazer um estudo detalhado e organizado de dados para direcionar de forma correta o empreendimento.



O que é análise de dados na construção civil?


A análise de dados é uma etapa fundamental na construção civil. Ela aumenta a eficiência do empreendimento e a lucratividade, evitando prejuízos e atrasos na entrega das obras. Por meio da coleta de dados, é possível criar uma cultura de análise que ajuda na tomada de decisão das empresas.


O uso de software e ferramentas tecnológicas proporcionam uma avaliação mais assertiva dos dados, mas é preciso que essa etapa esteja presente em todos os estágios de uma obra, ou seja, desde a elaboração do projeto até a entrega dos trabalhos. A análise de dados oferece muitos benefícios para as empresas, entre eles:


  • evita a compra de materiais impróprios;

  • diminui os atrasos nas obras;

  • minimiza os desperdícios;

  • otimiza a gestão dos colaboradores.



Como funciona a análise de dados?


A análise de dados pode ser criada de forma automática, mas é preciso a utilização de outros conceitos relacionados à gestão para obter um resultado mais eficiente. São eles:


  • big data: inclui todas as informações da obra a serem analisadas que podem impactar diretamente nos resultados da empresa;

  • machine learning: é a capacidade que as máquinas e os dispositivos móveis têm de criar padrões e previsões de acordo com as informações inseridas;

  • inteligência artificial (IA): as máquinas simulam a inteligência humana, desenvolvendo mecanismos, comportamentos e habilidades típicas das pessoas para transmiti-los aos robôs e, inclusive, auxiliar na tomada de decisões;

  • business intelligence (BI): atua no cruzamento e na análise de dados. É responsável por entender as necessidades da empresa e combinar os dados relevantes, encontrando soluções, resolvendo problemas e suprindo expectativas.



Para implementar a análise de dados em uma empresa da construção civil, é importante seguir algumas etapas, como:


  • mapear os processos;

  • identificar as fontes de dados;

  • integrar etapas;

  • usar relatórios automáticos;

  • estabelecer regras;

  • compartilhar as informações.



Qual a importância da gestão baseada na análise de dados?


A gestão baseada na análise de dados vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de construção civil, promovendo mais eficiência no setor e, por consequência, aumentando a produtividade. Além disso, ela é importante para a tomada de decisão, já que amplia a visão do cliente, agiliza os processos e reduz consideravelmente as falhas.


A leitura que a análise de dados é essencial para melhorar o processo de gestão da obra e de coleta de dados, favorecendo principalmente a tomada de decisão e melhorando os resultados e a dedicação aos clientes. 



Fontes:

- QualiTab 

- Orçafascio


Pós-Graduação