Arquitetura Biofílica: Como Criar Projetos Sustentáveis E Saudáveis Com Esse Conceito



Arquitetura Biofílica: Como Criar Projetos Sustentáveis E Saudáveis Com Esse Conceito

Você já ouviu falar em arquitetura biofílica? Esse conceito já é tendência na área, tendo crescido consideravelmente nos últimos anos com a chegada da pandemia da Covid-19. Ela se baseia na incorporação de elementos da natureza na parte interna ou externa das instalações. 

 Cada vez mais, é possível ver esse conceito sendo aplicado em construções diversas, desde residências comuns a prédios corporativos, universidades e até hospitais. Além disso, esse conhecimento promove ainda mais benefícios quando aliado a projetos sustentáveis. 

Por isso, arquitetos que desejam se destacar no mercado atual precisam não só conhecer, mas saber aplicar a biofilia em seus projetos. Veja a seguir algumas dicas da INBEC de como fazer!

Como usar a arquitetura biofílica para criar projetos sustentáveis e saudáveis?

A pandemia levantou a atenção dos consumidores para a sustentabilidade. Uma pesquisa realizada pelo Twitter constatou que para 85% dos seus usuários, empresas que se comportam de forma sustentável se tornaram mais relevantes. 

 O dado aponta para uma mudança de comportamento e mentalidade das pessoas em geral, que também deve ser levada em consideração quando o assunto é construção. 

 Por meio de algumas práticas sustentáveis, é possível diminuir impactos negativos como: 

• poluição; 

• acúmulo de resíduos; 

• escassez e esgotamento dos recursos; 

•entre outros. 

A arquitetura biofílica vai pela mesma linha, ajudando a construir espaços mais verdes e tranquilos, que entregam mais qualidade de vida aos seus usuários. 

O objetivo é melhorar o bem-estar das pessoas, colocando-as em contato mais próximo com o meio ambiente. Um estudo publicado na revista científica Nature revela que apenas duas horas por semana de contato com a natureza pode melhorar o humor e aliviar sintomas de depressão, ansiedade e estresse. 

Veja a seguir alguns exemplos de como usar esse conhecimento para criar projetos sustentáveis!

Uso de materiais naturais

O primeiro exemplo de como aplicar a arquitetura biofílica para desenvolver projetos sustentáveis é priorizar o uso de materiais naturais, como madeira, pedra e bambu. 

A madeira é um recurso renovável, se os devidos cuidados forem tomados na sua extração. Quando utilizada da maneira adequada, ela reduz o tempo de construção e de resíduos no canteiro de obras, e ainda dá um efeito visual diferenciado às estruturas. 

Além disso, alguns estudos apontam que a madeira relaxa o sistema nervoso autônomo, diminuindo o estresse, o que favorece o bem-estar dos usuários.

Telhado verde

Esse tipo de cobertura vegetal, também conhecida como telhado ecológico e ecotelhado, cumpre com a mesma função de outros sistemas de coberturas de construções, com o detalhe de que ele permite o crescimento da vegetação. 

Ele deve ser feito apenas por profissionais qualificados que dominam as técnicas de impermeabilização e de plantio. Além de dar um toque diferenciado e charmoso à construção, ele entrega muitas vantagens, como: 

• diminuição do consumo de água potável; 

• redução de inundações; 

• uma melhor qualidade de vida.

Jardim vertical

Por fim, o jardim vertical é um tipo de paisagismo em que as plantas são ordenadas verticalmente com o auxílio de um suporte especial. Além de aproximar os usuários da natureza, esse recurso permite: 

• criar espaços verdes mesmo em ambientes pequenos; 

• ameniza a temperatura ambiente; 

• ajuda no isolamento acústico; favorece a umidade e a qualidade do ar; 

• entre outros. 

Gostou das dicas de como usar a arquitetura biofílica para criar projetos sustentáveis? Uma dica extra — e muito importante — é investir em uma especialização para dominar esses conhecimentos que são cada dia mais cobrados pelo mercado. 

Na INBEC, você pode aprender todas as técnicas, conceitos, ferramentas e aplicações práticas de sustentabilidade na arquitetura com o MBA em Construções Sustentáveis: Certificações Ambientais De Edificações. Não perca mais tempo, garanta já a sua matrícula no curso!