Aprenda Sobre O Gerenciamento De Obras e Tecnologia Da Construção



Aprenda Sobre O Gerenciamento De Obras E Tecnologia Da Construção

Na indústria da construção civil, erros e improvisos recorrentes podem determinar a falha ou o sucesso de uma obra. Assim, para evitar atrasos e desperdício de recursos, engenheiros vêm buscando no gerenciamento de obras e tecnologia da construção uma solução para executar processos de maneira mais assertiva. 


É por conta dessa necessidade que hoje existe o curso específico sobre o assunto, oferecido como MBA (Master in Business Administration) pelo INBEC. Por meio desse conhecimento é possível, independentemente do tamanho do projeto, manter o controle melhor sobre um empreendimento. 


Continue a leitura e aprenda mais sobre como a tecnologia pode ser aplicada na gestão da construção!


O que é o gerenciamento de obras e tecnologia da construção?


Gerenciamento de obras e tecnologia da construção nada mais são do que ferramentas para garantir que todas as etapas produtivas e burocráticas envolvidas no canteiro de obras sejam executadas de forma mais eficiente. 


O gerenciamento de obras é responsável por melhorar o acompanhamento do uso dos recursos, como materiais, equipamentos e colaboradores, por meio de programas específicos como o ORÇAFASCIO. 


Já a tecnologia na engenharia e da construção está fortemente relacionada à manufatura avançada e a utilização de softwares de gestão de obras especializadas como o REVIT e  NAVISWORKS, que possibilitam o controle total de escopo, prazos, contratos, entre outros.


Como fazer um MBA de gerenciamento de obras e tecnologia da construção auxilia no dia a dia profissional?


Caso os seus objetivos como engenheiro responsável sejam obter melhorias na produtividade e na qualidade dos serviços que presta, então seu foco deve ser aperfeiçoar a aplicação do gerenciamento de obras e tecnologia da construção.


Isso porque, a partir da combinação destas duas áreas do conhecimento é possível:


  • potencializar a produtividade no canteiro de obras;

  • reduzir custos;

  • gerenciar melhor o uso de materiais;

  • antecipar problemas, como falta de insumos e outros;

  • realizar entregas no cronograma;

  • melhorar a gestão da qualidade e de pessoas;

  • monitorar o andamento do projeto, por etapas.


E tudo isso você consegue e aperfeiçoa com o INBEC! Dessa forma, aprender mais sobre a gestão de obras e a aplicação da tecnologia nelas certamente irá colaborar para que sua carreira suba de nível. 


No MBA em Gerenciamento de Obras e Tecnologia da Construção você irá aprender sobre como desenvolver estratégias para otimizar a atividade no canteiro de obras, a gerenciar riscos, fazer controle de contratos e outras habilidades imprescindíveis. 


Afinal, em um cenário de mercado cada vez mais exigente, o profissional que controlar de forma integral a construção pela qual é responsável e estiver mais capacitado, irá garantir projetos sendo entregues no prazo, sem imprevistos, com a melhor utilização de recursos! 




Pós-Graduação