ABDI disponibiliza novas normas no Catálogo da ABNT com desconto de 80%



ABDI disponibiliza novas normas no Catálogo da ABNT com desconto de 80%

Empresas, instituições, profissionais e pesquisadores ligados à indústria da Construção Civil já podem ter acesso a mais de 100 normas técnicas editadas pelo Comitê Brasileiro da Construção Civil.

 

Fruto de um contrato entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), foi disponibilizado o Catálogo de Normas da ABDI-ABNT, com desconto de 80% no valor. No portal, também estão disponíveis normas e tabelas aplicáveis à tecnologia Building Information Modeling (BIM).

 

“A proposta é democratizar e ampliar o acesso das empresas e profissionais, não só ao acervo normativo da Construção Civil em geral, mas também com foco no BIM, que é uma nova metodologia de modelagem virtual de componentes, elementos e sistemas, essencial para a industrialização da construção”, explicou a gerente de Desenvolvimento Produtivo e Tecnológico da ABDI, Cynthia Mattos.

 

São 113 normas disponíveis, sendo 104 da Construção e 9 referentes ao BIM. Uma das normas mais procuradas no Catálogo é a ABNT NBR 10152:2017, atualizada em novembro de 2017, que regulamenta os níveis de ruído compatíveis com o conforto acústico. Obras de hospitais, escolas, escritórios, shopping centers, aeroportos e terminais rodoviários e ferroviários estão na lista dos ambientes que devem atender às diretrizes definidas pela norma.

 

Há mais de cinco anos, a ABDI e a ABNT mantêm parceria para facilitar o acesso a normas técnicas da Construção Civil. No biênio 2013/2014, foram disponibilizadas 48 normas aplicáveis à Construção Civil e outros setores, como Bens de Capital (BK), Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), além do BIM. Ao todo, foram registrados mais de três mil downloads das normas e cerca de dez mil visualizações.

 

Para ter acesso às normas técnicas, basta acessar o site, fazer o cadastro e efetuar o pagamento de apenas 20% do valor total do documento requerido.

 


BIM

 

O Building Information Modeling (BIM) é uma metodologia de modelagem virtual parametrizada dos componentes e sistemas aplicados em uma edificação. Segundo a coordenadora de Difusão Tecnológica da Agência, Talita Daher, o BIM permite maior exatidão nas informações do projeto, com uma consequente redução de prazos e custos, simulações e correções prévias à construção.

 

“Além disso, a tecnologia BIM promove maior transparência e controle de toda informação física, financeira e de desempenho do empreendimento em todo o seu ciclo de vida. É uma tecnologia essencial para elevar a produtividade do setor da Construção Civil”, ressaltou a coordenadora.

 

Para acessar o Catálogo de Normas, clique aqui.

 


MBA em Plataforma BIM – Modelagem 3D, Planejamento 4D e Orçamento 5D / 6D / 7D - 400h


Com coordenação dos Prof. M. Sc. Rogério Lima e M. Sc. Luiz Augusto Contier, o MBA em Plataforma BIM objetiva formar Gestores de BIM (BIM Managers) para atuar no desenvolvimento de projetos, gerenciamento e execução de obras prediais, que façam uso desta tecnologia.

 

Com a evolução das ferramentas tecnológicas, podemos afirmar que nos dias atuais a implementação BIM se faz presente, o que representa uma evolução dos processos convencionais (CAD) nas práticas de concepção, produção, gestão e entrega de projetos arquitetônicos e execução de obras, como também uma revolução, tanto no mercado como também no ensino e práticas de Engenharia e Arquitetura.

 

Portanto, é de extrema importância formar profissionais especialistas em BIM com habilidades e competências para atuar com essa nova plataforma e poder então encabeçar o processo de transformação na indústria da Construção Civil.

 

Além disso, todo profissional tem que ser multidisciplinar e entender um pouco de cada área, investindo em cursos. Pós-graduação em Engenharia Civil e Especialização em Arquitetura também são ótimas opções.

 


Fonte: Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT


Editora de Conteúdo.