PÓS GRADUAÇÃOESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA GEOTÉCNICA: Fundações e Obras de Terra - 480h

Objetivo Geral

Capacitar e desenvolver, nos participantes, habilidades e conhecimentos que lhes permitam discutir e analisar problemas para elaboração e implementação de soluções na área de engenharia geotécnica, em empresas e órgãos públicos.

Público-Alvo

Engenheiros, Geólogos, Geógrafos, Gerentes, Executivos e demais Profissionais Graduados que atuam na área de Infraestrutura de Transportes.

Disciplinas que Itegram o Conteúdo do Curso

- Fundamentos de Engenharia Geotécnica - 20h
- Geologia Aplicada a Engenharia - 20h
- Identificação dos Solos e Análise de Tensões - 20h
- Hidráulica dos Solos - 20h
- Adensamento e Resistência ao Cisalhamento dos Solos - 20h
- Mecânica dos Solos não Saturados - 20h
- Mecânica das Rochas - 20h
- Geotecnia Ambiental - 20h
- Investigação e Instrumentação do Subsolo - 20h
- Ensaios de Laboratório em Geotecnia - 20h
- Empuxo de Terra e Obras de Contenção- 20h
- Estabilidade de Taludes - 20h
- Construções em Solos Moles - 20h
- Fundações Superficiais - 20h
- Fundações Profundas - 20h
- Infraestrutura Viária - 20h
- Barragens - 20h
- Túneis - 20h
- Estudos do Comportamento de Dutos em Solo - 20h
- Métodos Numéricos Aplicados a Geotecnia - 20h
- Metodologia Científica - 20h
- Técnicas Especiais em Geotecnia - 20h
- Problemas Geotécnicos em Regiões Críticas - 20h
- Seminário de Apresentação do Projeto de Monografia - 20h

PD. Sc. Claudia Marcia Coutinho Gurjão - Pós Doutorado e Doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília; Mestrado em Engenharia Civil  pela Universidade Federal de Campina Grande;  Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Campina Grande Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecänica dos Solos, Instalaçoes Prediais e Geotecnia Ambiental.

D. Sc. Antonio Miranda - Doutor em Mecânica dos Solos pela Colorado State University nos Estados Unidos, Mestre em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Ceará. Exerceu os seguintes cargos na administração pública e privada: foi Diretor e Responsável Técnico da firma GEONORTE; Subsecretário de Recursos Hídricos do Estado do Ceará; Diretor de Tecnologia e Desenvolvimento da CAGECE -Companhia de Água e Esgoto do Ceará. 

D. Sc. Marcos Fábio Porto de Aguiar - Doutor em Geotecnia -COPPE/UFRJ, Mestre em Infraestrutura - Universidade de Hannover - Alemanha, Engenheiro Civil -UFC, Coordenador Geral no Brasil do Grupo de Intercâmbio para Cooperação Internacional (Alemanha), Analista em Infra-Estrutura de Transportes do DNIT.

D. Sc. Márcio Marangon - Doutor em Engenharia Geotécnica -COPPE/UFRJ, Mestre em Engenharia Geotécnica -PUC/RJ, Engenheiro Civil -UFJF, Sócio da ABPV - Associação Brasileira de Pavimentação.

D. Sc. Vanda Tereza Costa Malveira - Doutora e Mestre em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) - UFC. Professora da Universidade de Fortaleza e Engenheira do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas de 1984 a 2011. Tem experiência na área de Recursos Hídricos, com ênfase em Barragens, atuando principalmente nos seguintes temas: armazenamento superficial da água, semi-árido, segurança de barragens, hidrologia e gestão da água.

D. Sc. Anderson Borghetti Soares - Doutor em Engenharia Civil -UFRJ, Mestre em Engenharia Oceânica -FURG, Graduado em Engenharia Civil -FURG. Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: geotecnia, educação e meio ambiente.

D. Sc. Carlos Alberto Lauro Vargas - Doutor e Mestre em Geotecnia - UnB, Graduação em Facultad de Ingeniería Civil - Universidad Nacional de San Agustin de Arequipa. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás e Revisor de periódico da International Journal of Geomechanics (ASCE). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geotécnica, atuando principalmente nos seguintes temas: Descontinuidades, Probabilidade Geométrica.

D. Sc. Neusa Motta - Doutora e Mestre em Estruturas e Construção Civil - PECC/UnB. Professora colaboradora do PECC/UnB, Docente do curso de Especialização em Avaliação e Perícia de Engenharia da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica - ABMS, Membro do IBRACON.

M. Sc. Eloi Angelo Palma Filho - Mestre em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com Extensão no Politécnico de Turim/ ITÁLIA, Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó. Atualmente é Analista em Infraestrutura de Transportes - DNIT.

M. Sc. Paulo Sergio Peterlini - Mestre em Engenharia Civil, Graduação: Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina, PR, Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina, Infra-Estrutura e Gerência Viária,  Servidor Público Federal desde novembro/1978, DNER/DNIT, atualmente chefe do Laboratório de Pavimentação da Superintendência Regional no Estado do Paraná.

M. Sc. Regina Lúcia Barros Leal - Mestre em Educação - Universidade Federal do Ceará, Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará.

 

Pré Requisitos para Admissão

A inscrição poderá ser feita mediante o preenchimento de formulário próprio, acompanhado de:

  • Diploma de Curso Superior;
  • Histórico da Graduação;
  • Carteira de Identidade e CPF;
  • Certidão de Nascimento ou Casamento;
  • Currículo Vitae;
  • 02 fotos 3x4;
  • Pagamento da taxa de inscrição a ser efetuado no ato da matrícula;
  • Assinatura de Contrato Educacional.

Os diplomas expedidos por instituições estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva Convalidação por universidade pública autorizada.

Certificado de Especialista pela UNICID - Universidade Cidade de São Paulo

Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Entrega da Monografia;
  • Aproveitamento de no mínimo 70%, (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7 ( sete);
  • Freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) de carga horária de cada módulo.
Coordenação do Curso

D. Sc. Marcos Fábio Porto de Aguiar - Doutor em Geotecnia -COPPE/UFRJ, Mestre em Infraestrutura - Universidade de Hannover - Alemanha, Engenheiro Civil -UFC, Coordenador Geral no Brasil do Grupo de Intercâmbio para Cooperação Internacional (Alemanha), Analista em Infra-Estrutura de Transportes do DNIT.

Falar com o Coordenador



Indique um amigo para este curso
Para consultar informações sobre este curso, como: valores, data de início e local de realização, favor preencher e enviar o formulário abaixo.

clique aqui e garanta sua vaga para este curso.



MBA É NO INBEC

INBEC | Promoção MBA é no INBEC

CURTA NOSSA PÁGINA