|
| |
Curso Regulamentado pela Resolução N.º 01 de 08 de Junho de 2007 do Conselho Nacional de
Educação - MEC, Parecer CNE/CES n.º 263/2006. |
| |
Coordenação – D. SC. PAULI ADRIANO DE ALMADA GARCIA – Doutor em Engenharia Nuclear – COPPE/UFRJ, Mestre em Sistemas e Computação – IME, Graduação em Matemática – UFF, Membro da SRA - Society for Risk Analysis, colaborador/pesquisador do NASA.
|
| |
|
|
| |
1. Objetivo Geral
Formar especialistas em Engenharia de Processos Industriais, capazes de articular pensamento estratégico e prático sobre a gerência de projetos, destacando o caráter multidisciplinar ao envolver temas e assuntos de distintas áreas, como, por exemplo, administração, engenharia e finanças. |
| |
2. Objetivos Específicos
O ambiente industrial atual, com cenários internacionais de instabilidade e alta concorrência, desafia as organizações a buscarem constantes inovações em suas atividades. Neste cenário, os projetos representam a única forma segura de implementar as mudanças necessárias para o desempenho empresarial, o que tem gerado no mercado uma demanda específica por profissionais que dominem técnicas e ferramentas de gerenciamento aplicadas a Projetos. O Curso de Especialização em Engenharia de Processos Industriais tem como foco principal a gestão desta transição entre as demandas geradas e as operações propriamente ditas. Ele tem como objetivo discutir os múltiplos aspectos da gestão de processos, o que é fundamental para que as indústrias encontrem técnicas capazes de acelerar o lançamento de produtos, reduzir os custos e melhorar os controles, independentemente do valor investido ou do porte do projeto. |
| |
3. Diferencial do Curso
O principal diferencial está no formato das disciplinas que englobam tanto questões gerenciais quanto operacionais. Disciplinas como Gerenciamento da Engenharia de Sistemas, Pesquisa Operacional, Engenharia da Confiabilidade são abordadas em nível intermediário proporcionando aos estudantes uma visão horizontal de todo o negócio envolvido nos processos industriais. Especificamente há um módulo intitulado Jogos Industriais que abrange todos os conhecimentos envolvidos nos demais módulos. Nesse os estudantes terão a oportunidade de se comportarem como uma empresa concorrendo com as demais. Vence o jogo a empresa que vencer as concorrentes, que serão todas compostas por estudantes. |
|
| |
4. Público-alvo
Engenheiros, Administradores e demais interessados na área de Engenharia e Administração de Processos Industriais.
|
|
| |
5. Disciplinas que integram o conteúdo do curso
- ENGENHARIA DE SISTEMAS - 20H
- GESTÃO DE PROJETOS - 20H
- PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA - 20H
- CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS - 20H
- PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) - 40
- LOGÍSTICA INDUSTRIAL - 40H
- PESQUISA OPERACIONAL - 20H
- ENGENHARIA DA CONFIABILIDADE - 20H
- VIABILIDADE ECONÔMICO - FINANCEIRA DE PROJETOS - 20H
- METODOLOGIA DA PESQUISA - 20H
- GERENCIAMENTO DA MANUTENÇÃO - 20H
- ANÁLISE DE RISCO INDUSTRIAL - 20H
- GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL - 20H
- SISTEMAS DE GERENCIAMENTO AMBIENTAL PARA PROCESSOS INDUSTRIAIS - 20H
- GESTÃO ESTRATÉGICA - 20H
- SISTEMAS DE INFORMAÇÃO INDUSTRIAIS - 20H
- JOGOS INDUSTRIAIS - 20H
- CONTROLADORIA E FINANÇAS DE PROJETOS INDUSTRIAIS - 20H
|
| |
6. Professores e Conferencistas PD. SC. JOSIMAR R. DE ALMEIDA - Pós Doutor em Engenharia Ambiental, Pós Doutor em Ciências Ambientais, Pós-Doutor em Tecnologia Ambiental - USP, Professor da Escola de Engenharia – UFRJ.
D. SC. PAULI ADRIANO DE ALMADA GARCIA – Doutor em Engenharia Nuclear – COPPE/UFRJ, Mestre em Sistemas e Computação – IME, Graduação em Matemática – UFF, Membro da SRA - Society for Risk Analysis, colaborador/pesquisador do NASA.
D. SC. JOSÉ KIMIO - Doutor em Administração pela USP.
D. SC. FERNANDO ALTINO - Doutor e Mestre em Engenharia de Produção - UFRJ, Graduado em Engenharia Química - UERJ.
D. SC. MURILO ALVARENGA OLIVEIRA - Doutor em Administração pela USP.
D. SC. RENATO ALVES DA FONSECA - Doutor em Engenharia Nuclear pela UFRJ.
M. SC. LEONARDO GUIMARÃES - Mestre em Administração - UFRRJ -
M. SC. ILTON CURTY JÚNIOR - Mestre em Administração pela UFFRJ.
M. SC. PÍTIAS TEODORO - Mestre em Administração - Universidade Federal de Lavras. Graduação em Administração - UFJF, Especialista em Gestão Financeira - UFJF, atualmente é professor assistente da UFF. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira.
M. SC. RICARDO THIELMANN - Mestre em Administração - URFJ, Engenheiro de Produção - COPPE/UFRJ.
M. SC. CARLOS JOSÉ VIEIRA MARTINS - Mestre em Engenharia de Produção pela UFRJ, Graduação pela UFRJ, Pós-Graduação em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing-RJ, e MBA em Gestão de Negócios pelo IBEF/Grifo (1999).
M. SC. ARLINDO DE OLIVEIRA FREITAS - Mestre em Gestão Estratégica de Negócios – UFRJ.
ESP. FREDERICO JORGE FREIRE - Graduado em Letras - UFC, Graduado em Pedagogia - UECE, Pós-Graduado em Planejamento Educacional - UNIVERSO – RJ. |
| |
7. Certificado de Especialista:
Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:
- Entrega da Monografia;
- Aproveitamento de no mínimo 70%, (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7 ( sete);
- Freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) de carga horária de cada módulo. |
| |
| 8. Pré-requisitos para Admissão |
A inscrição poderá ser feita mediante o preenchimento de formulário próprio, acompanhado de: CÓPIAS AUTENTICADAS: Diploma de curso superior – Histórico da Graduação - Carteira de Identidade e CPF – Certidão de Nascimento ou Casamento - Currículo Vitae - 02 fotos 3x4 - Pagamento da taxa de inscrição a ser efetuado no ato da matrícula - Assinatura de Contrato Educacional.
|
|
| |
PARTICIPE DE NOSSAS REDES SOCIAIS |
 |
|
|
| |
|
 |
|
|
|